sexta-feira, 29 de maio de 2009

RICK ASTLEY

Uma das sensações pop do eclético período entre as décadas de 80 e 90, Rick Astley começou sua carreira em 1985 influenciado pelo soul e pela disco music. Ele era baterista de um grupo de soul chamado FBI, quando foi descoberto pelo produtor musical Peter Waterman, que o convenceu a se mudar para Londres. Devido ao timbre "soulful" de sua voz, durante muito tempo as pessoas achavam que Rick era negro e que ele apenas se limitava a fazer dublagens de suas canções nos videoclipes que fazia. O encarregado por desfazer essas falsas acusações foi seu irmão Mark Astley.

Rick Astley alcançou o topo das paradas de sucesso com o single Never Gonna Give You Up, que o deixou internacionalmente conhecido, aos 21 anos, em 1987. O single foi o mais vendido no Reino Unido naquele ano e Rick foi o segundo cantor mais jovem do Reino Unido a emplacar um single de estréia em primeiro lugar. O primeiro a conseguir tal feito foi George Michael aos 20 anos, em 1986, com "Careless Whispers". Seu álbum de estréia, intitulado Whenever You Need Somebody, o qual continha Never Gonna Give You Up também chegou ao número 1 das paradas britânicas e, no ano seguinte, em 12 de Março de 1988 o álbum chegou ao topo das paradas norte-americanas ao mesmo tempo em que outro single "Together Forever" também conquistava o primeiro lugar. Segundo a RIAA - (Recording Industry Association of America) - Whenever You Need Somebody vendeu, ao todo, mais de 2 milhões de cópias.



EDELWEISS - Bring me Edelweiss



DOUBLE TROUBLE - Just Keep Rockin



DIRTY HARRY - D_BOP

quinta-feira, 28 de maio de 2009

HOYAL HOUSE - Can You Party



PROMISE CIRCLE - Be Mine Tonight


PRETTY GIRLS - Gucci



CAMOUFLAGE - The Great Commandment


Os Camouflage são uma banda alemã que em 1989 assaltaram o top de dança da Billboard, com o tema "The Great Commandment". Um tema poderoso com um vídeo intenso. Gosto bastante deste tema, que é um dos meus preferidos do género synthpop menos comercial dos anos 80.
Um must para qualquer festa dos 80's :p


A banda ainda se encontra no activo, desde 1983, sempre fora do circuito comercial, mas o seu trabalho influenciou bastante bandas actuais do género synthpop como por exemplo os Mesh. Em 2006 lançaram o trabalho Relocated.


BOMB THE BASS


Há 21 anos, o Bomb The Bass lançava o single "Beat Dis" sequer imaginando a revolução que causaria em toda a música eletrônica - e por tabela na música pop - das décadas seguintes. Seu primeiro disco, Into the Dragon (1988), foi o maior emblema da acid house, levando a arte de samplear a limites extremos e fazendo nascer um dos mais essenciais discos da música eletrônica em toda história.

Depois de tanto barulho, Tim Simenon, o cérebro por trás do Bomb The Bass, resolveu se acalmar. Seus trabalhos seguintes foram diminuindo consideravelmente as BPMs, mas sem perder a qualidade. Unknown Territory (91) e Clear (95) são recheados de belíssimas faixas, que pendem mais para o lado trip hop atmosférico do que para a anarquia acelerada de Into The Dragon.
ABAIXO, dois dos maiores sucessos:





BLUE MERCEDES - I Want To Be





ARIL - Happy Birthday Mr. President




DEE LITE




THE 2 LIVE CREW







PLAZA - YO-YO



MR LEE - GET BUSY



NOEL - Silent Morning

Um álbum que revolucionou a historia da dance music principalmente no Brasil. O ano era 1987 e surgia nas rádios a musica Silent Morning de um cantor desconhecido chamado Noel Pagan, ou simplesmente Noel. Sucesso imediato a música trazia ainda versões especiais no single 12’’. Silent Morning se tornou sucesso imediato e foi sem sombra de dúvida a mais tocada em pistas de dança e rádios brasileiras, naquele ano. Outro mérito que deve ser creditado a Silent Morning, é que o seu sucesso abriu as portas para o estilo Freestyle em São Paulo, até então popular somente no Rio de Janeiro. Bandas como The Voice in Fashion, Cover Girls, Information Society entre outros se tornaram sucesso nas pistas de dança das principais casas noturnas de São Paulo. Não há como negar que esta música foi um grande marco daquela geração que procurava diversão nas casas noturnas que despontavam no final dos anos 80. As rádios que até então ofereciam uma certa resistência para tocar este tipo de musica tiveram que se render ao mega sucesso de Silent Morning. No ano seguinte devido ao grande sucesso é lançada a musica Like Child, outro estouro nas pistas e rádios. Vendo isso Noel em conjunto com uma equipe de produtores resolve então entrar em estúdio e lançar o álbum intitulado simplesmente Noel. A foto da capa traz Noel encostado em uma grade com sua tradicional camisa branca e jaqueta de couro preta, um cigarro na boca e um brinco com uma cruz, algo que se tornou moda entre os jovens brasileiros da época, e mostra também uma certa rebeldia por parte do jovem cantor.

A grade que aparece de fundo na capa do álbum, é na verdade cenário do clipe de Like Child, sendo mais especifico a frente da danceteria em que o cantor se apresenta no final do clipe. Letras românticas falando de relacionamentos e desilusão amorosa é o tema de praticamente todas as canções, apresentando mistura de ritmos latinos e até guitarras, o álbum foi o grande feito do cantor Noel Pagan que depois não conseguiu manter o mesmo sucesso, com exceção da canção The Question lançada em 1990. Então sem mais demora vamos ouvir os dois maiores sucessos deste álbum indispensável na discoteca dos amantes dos anos 80.




FRONT 242 - HEADHUNTER


Em 1988, o grupo de EBM (Electronic Body Music) belga Front 242 estourou no mundo todo graças a uma paulada intitulada "Headhunter". O clipe, dirigido por Anton Corbijn, também contribuiu para o sucesso da música.
O problema: A introdução da música é tão marcante que se tornou um dos trechos mais sampleados pela galera. Foi aí que começaram os sacrilégios cometidos com o hit do Front 242. A começar pelo Bonde do Tigrão, grupo de funk carioca que arregaçou com a introdução de "Headhunter" em uma música intitulada "Cerol Na Mão". Depois, chegou a vez de um incauto chamada Rodney Di conspurcar de vez o sucesso do Front 242 sampleando "Headhunter" no "Funk da Pamonha".



ROB BASE & DJ E-Z ROCK

"It Takes Two". Ele usa várias amostras de James Brown e Lyn Collins 1972 canção "Think (About It)". A faixa se tornou um hit regional e depois lentamente subia ao Hot 100, acabaram atingindo um máximo de 36º .A música também atingiu um pico de 3º sobre o Hot Dance Music / Club Play chart. Um álbum, também chamado It Takes Two, foi rapidamente colocado em conjunto e ela produziu um significativo follow-up hit.No entanto, boatos começaram a circular que Rob Base teve problemas legais para a utilização de amostras de Maze Frankie Beverly's para o hit "Join and Pain", e ele tinha seus próprios problemas pessoais. DJ EZ Rock também foi forçado a deixar o grupo devido a seus próprios problemas pessoais, de modo que Rob Base foi deixado para ser um artista solo.


SABRINA SALERMO - Boys Boys Boys



GINO LATINO - NO SORRY


M.A.R.R.S. - Pump Up The Volume